terça-feira, 2 de junho de 2009

Universal Serial Bus (USB)


Esse tipo de barramento (Bus) foi desenvolvido pela união de várias empresas, dentre elas Microsoft, Intel, HP, Compaq, Philips, Lucent e NEC.

A tecnologia USB surgiu a partir da necessidade de se conectar novos dispositivos aos computadores sem precisar desmontar o gabinete. Outro ponto forte desse tipo de comunicação é a capacidade de se alternar diferentes dispositivos sem ter que desligar o computador (Plug and Play). Uma mesma porta USB é capaz de receber até 127 dispositivos, devido a sua configuração em árvore. A primeira versão do USB foi lançada em 1997 (v0.7), a mais usada hoje é a 2.0 (lançada em 2000) que consegue transmitir cerca de 60 MB/s, essa versão foi amplamente difundida pois os fabricantes de dispositivos não precisavam pagar licença de uso da tecnologia. À esta tecnologia estão conectados vários periféricos, como webcams, HDs externos, PenDrives, caixas de som, mouses, teclados, MP3 Players. O Windows, Linux, FreeBSD, X, Solaris são alguns dos Sistemas Operacionais que têm suporte nativo a USB.

A ligação desse post com Microcontroladores é que hoje em dia a maioria dos Kits disponíveis no mercado vem com a posta Serial e/ou a porta USB para a comunicação com o PC, comunicação essa utilizada para a gravação de código e pra alimentação elétrica do Bloco. Assim, usando um programa específico para o Microcontrolador em uso, basta criar o código em Assembly ou outra linguagem (C, C++, etc), compilar e transmitir o mesmo para a placa. Pode-se usar a porta USB do Microcontrolador tanto como entrada ou saída (Input/Output) dependendo do foco do projeto.

A respeito do futuro dessa tecnologia tem a versão 3.0 que ainda sem produtos comerciais possui a velocidade de 600 MB/s.

Artur Gontijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário